Por que os gatos deixam ração na beirada do pratinho?

gato1

O MISTÉRIO

Não importa quanta ração você coloca no pratinho, o gato sempre come o meio e deixa um restinho nas beiradas. E depois fica miando para você repor a comida como se o prato estivesse vazio. Também pode acontecer de ele jogar a ração para fora do prato antes de comer. Parece frescura, parece que ele está de manha ou sem fome, mas, como sempre, ele tem um bom motivo para fazer tudo isso.

 

A EXPLICAÇÃO

Existem dois motivos pelos quais os gatos não comem a ração na beirada do prato. O primeiro é basicamente uma questão de geometria: gatos têm focinhos que dificultam que eles alcancem a beirada do comedouro tradicional. Quando tentam pegar a ração dos cantos, eles batem o focinho sensível na borda e precisam girar a cabeça e puxar os grãos com a língua. Imagine-se no lugar deles e você vai entender o quanto isso é, no mínimo, extremamente desconfortável.

O segundo motivo é a ultra-sensibilidade dos bigodes. Os bigodes dos gatos são tão sensíveis que detectam movimentos à distância só pela vibração do ar (veja aqui). E esses bigodes não só ficam raspando na beirada do prato na hora de comer, como precisam ser esmagados contra ela caso o gato queira pegar a ração dos cantinhos. Portanto, como já comeram todo o meio e mataram um pouco da fome, eles preferem esperar que você reponha a comida.

gato2

Por que os pratinhos são desse formato, então? Por uma questão de comodidade humana, da mesma forma como caixas de areia (e areias) são fabricadas pensando no seu apelo a nós e não aos peludos. O comedouro tradicional tem um formato que evita que a ração caia para fora (a não ser que o gato puxa-a) e ficou convencionado que seja assim. Felizmente, cada vez mais surgem no mercado alternativas pensadas para os gatos.

A SOLUÇÃO…

é justamente o óbvio: trocar o pratinho. As melhores opções, e mais baratas, não estão nas pets shops ainda, e sim em lojas de utensílios para cozinha. O pratinho preferido dos gatos você provavelmente já até tem em casa: um pires. O pires de chá tem as beiradas baixas o suficiente para não incomodar os bigodes nem acumular ração, mas também evita que ela caia pra fora com facilidade.

gato3

Outras opções interessantes são cumbucas arredondadas, já que fazem com que os grãos escorreguem sempre para o meio, e pratinhos para shoyo ou para patê, que também têm bordas mais baixas. Você pode testar várias opções e tamanhos para ver o que seu gato prefere, quando ele comer a quantidade ideal sem jogar grãos para fora com a pata, você descobriu o pratinho perfeito. E lembre-se de evitar plástico.

Fonte: http://gatinhobranco.com

 

Anúncios